Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

Proibidos para cachorros

Muitas pessoas acham que todas as frutas e legumes são proibidos para cachorros, mas eles sim podem, comer alguma fruta ou verdura fresca.

Os cães são carnívoros por natureza, mas não tem problema nenhum em consumir frutas, legumes ou verduras. Só que o sistema digestivo dos cachorros é diferente do nosso e, por isso, alguns alimentos podem fazer mal para eles. É importante que seu cachorro não se alimente somente de frutas ou legumes, sua dieta deve ser balanceada, para poder suprir todas as exigências nutricionais que ele precisa.

Só que não é qualquer fruta ou verdura que seu cachorro pode consumir, alguns não são indicados para eles. Assim como nós, eles podem apresentar alergias a certas frutas ou legumes mesmo tenha sido indicado o seu consumo. Alguns desses alimentos podem causar algumas alterações no organismo, prejudicando a sua saúde. Por isso é indispensável que se consulte um médico veterinário para uma dieta correta, de acordo com a saúde do animal.

Não podemos administrar alimentos alternativos sem a consulta de um profissional. Um alimento pode ser muito bom para o equilíbrio do organismo, e outros extremamente tóxicos e maléficos para seu cão. Portanto não alimente seu cachorro somente com frutas e verduras, é indicado que seja feito como um complemento nutricional. Também existem animais que possuem problemas de saúde e não podem ingerir certos tipos de frutas ou legumes. Lembre-se uma dieta correta, aumenta significantemente a vida útil do animal. Consulte sempre um médico veterinário.

Por esses motivos, vamos oferecer uma lista de algumas frutas, legumes e verduras proibidos para cachorros.

Frutas proibidas

Uvas ou passas

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

As uvas contém uma substância muito tóxica para os cachorros, causando graves problemas renais e no fígado. Essa substância tóxica ainda não se sabe qual é, ou seja ainda não foi descoberta. Os sintomas podem variar, mas os mais comum são vômitos, diarreia, falta de apetite e podem ficar em estado letárgico. Até mesmo uma mínima quantidade de uvas pode ser fatal para seu cachorro.

Carambola

A carambola é uma fruta rica em vitaminas A, C e vitaminas  do complexo B. Ela não é indicada para que seja consumida pelo cachorro, porque tem grandes quantidades de ácido oxálico que não é filtrado pelos rins de um cachorro que tenha insuficiência renal, portanto é uma substância perigosa para animais com doença renal. Esse ácido é principal formador de pedras nos rins. Os médicos veterinários não indicam, pois não sabemos se o animal tem ou não tem doença renal, portanto  é preferível não dar esta fruta.

Coco

O coco pode causar dor de estômago, inchaço e diarreia em cachorros, isso no caso do consumo da fruta em si. Em casos de alimentos elaborados à base de coco, dadas em pequenas quantidades, pode até não acontecer nada. Portanto evite dar a fruta ou a água de coco para o seu cão.

Cereja

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

A cereja é realmente deliciosa, certo? Sim, mas muito perigosa para seu cão. Podemos oferecer a polpa, mas nunca a casca, caroço ou folhas dessa fruta. Estes possuem cianeto, que podem dar insuficiência respiratória e, em casos mais graves causar a morte, por isso tome bastante cuidado.

Damasco

Assim como a cereja, a polpa do damasco pode ser ingerida pelos cães. Já o caule, as folhas e as sementes possuem cianeto e podem gerar graves problemas respiratórios.

Assim como a cereja, a polpa do damasco pode ser ingerida pelos cães. Já o caule, as folhas e as sementes possuem cianeto e podem gerar graves problemas respiratórios.

Figo

As folhas e a planta do figo podem causar vômito, diarreia e inflamações na pele. A fruta pode dar reação alérgica em alguns animais. Portanto tenha cuidado ao dar essa fruta ao seu cachorro.

Abacate

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

O abacate não deve ser consumido pelos cachorros. Para os humanos é uma fruta rica em gorduras boas, uma delas é chamada ácido oleico, o qual ajuda no metabolismo do coração, no controle da diabetes e melhora a função cerebral. O abacate tem antioxidantes e nutrientes, tais como cálcio, ferro e potássio. É composto por vitaminas do complexo B, A, C, E, K. Tem o poder anti-inflamatório, melhora a saúde cardiovascular, ajuda na prevenção de tumores.

Porém algumas pesquisas realizadas afirmam que é bom evitar dar ao cachorro aquela parte da fruta que fica em contato com a casca e o caroço, mas na dúvida é bom evitar oferecer esta fruta ao seu cão. Não se pode dar as folhas, casca ou o caroço, pois contém uma substância tóxica chamada Persin, que pode causar problemas gastrointestinais como vômitos, dor de estômago ou até uma pancreatite, e podem ter até dificuldade respiratória.

Laranja e limão

Os cachorros podem comer laranja e limão, não tem problema. O risco está na ingestão das cascas, sementes, folhas e caules das laranjeiras e limoeiros. Estes podem causar vômito e diarreia em seu animal.

Frutas cítricas em geral

Muitas pessoas acham que não se pode dar frutas cítricas para seus cães por serem ácidas, o problema não é esse, é por conter um alto teor de açúcar que pode causar obesidade ao seu cachorro.

O consumo excessivo destas frutas pode dar problemas gastrointestinais como por exemplo dor de estômago, vômitos e diarreia. Então evite dar frutas cítricas, oferecendo outros alimentos que sejam mais benéficos para a saúde deles.

Nozes

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

Apenas 6 nozes podem fazer com que seu cachorro fique doente. Podem causar tremores musculares, dores abdominais, vômito, muita fraqueza, complicações cardíacas e mentais.

Groselha

A groselha contém toxinas que podem causar vômito, diarreia e problemas renais no seu cão. Se o seu cachorro consumir por acidente esta fruta e caso não tenha nenhum desses sintomas, mesmo assim, é melhor levá-lo ao médico veterinário.

Sementes em geral

As sementes ou caroços das frutas como a do pêssego, maça, cereja, ameixa, damasco contém uma substância chamada cianeto, que os cachorros não podem ingerir.

Mas lembre-se que podemos dar a polpa dessas frutas, claro que sem sementes ou caroços, pois tratam-se de frutas ricas em fibras, vitaminas e nutrientes que são benéficas para saúde do seu cachorro. E sempre dar com moderação!

Verduras e legumes proibidos

Cebola

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

A cebola não deve ser oferecida ao seu cachorro porque além de não ter uma palatabilidade muito boa para ele, tem um gosto muito forte. A cebola contém uma substância tóxica chamada dissulfeto de n-propil, que destrói os glóbulos vermelhos do sangue causando uma anemia muito severa, e dependendo do caso, pode precisar de uma transfusão de sangue. Pode causar também alterações na parede do estômago.

Alho

Acontece o mesmo que acontece quando oferecemos a cebola, ou seja destrói também os glóbulos vermelhos, causando anemia severa. O alho é muito mais forte que a cebola, portanto o nível de toxicidade é mais alto. Só que os efeitos maléficos não vão aparecer de imediato, com o tempo a urina do cão pode ficar de uma cor entre laranja e vermelho intenso. O alho além de causar anemia grave, pode causar em alguns casos, insuficiência renal devido a perda de hemoglobina.

Mandioca brava

Existem dois tipos de mandioca: a brava e a mansa. A mandioca brava é extremamente tóxica tanto para os humanos como para os animais. Devemos estar atentos na hora de comprar, pois é fácil de confundir uma com a outra. Se um cachorro comer uma mandioca brava, ele pode ter náuseas, cólicas, vômitos, problemas gastrointestinais, diarreias, midríase, cianose, problemas de coração. Na maioria dos casos o animal vem a falecer.

Tomate verde

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

O tomate verde não é um tipo de tomate diferente, é apenas um tomate que ainda não madurou. São bastante consumidos pelos cães, principalmente os que vivem em sítios e fazendas, porque estes ficam mais acessíveis aos animais. Esta fruta, quando verde, pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e até vômito. Se você mora em um local onde tem pés de tomate, cerque-os para que os cães não tenham acesso, evitando assim, o consumo dos mesmos.

Batata crua ou verde

Tanto a batata crua como a batata verde contém uma substância amarga e muito tóxica para os cachorros, chamada solanina. Esta substância pode causar uma disfunção gastroentérica podendo levar o animal a óbito e também pode deprimir o sistema nervoso central.

Essa substância tóxica desaparece quando cozinhamos a batata, então temos que cozinhá-la primeiro e depois oferecê-la ao nosso cão e assim pode comê-la sem nenhum problema.

Então as regras são: não tenha nenhuma plantação de batatas perto do seu cachorro; a batata pode fazer parte da sua dieta, mas sempre que seja cozida primeiro, sendo assim  não corremos o risco de ter algum problema de saúde com nosso animal.

Brotos de batata

Os brotos de batata também podem ser muito tóxicos para os cachorros. Foram feitas pesquisas que confirmam, que os brotos de batata afetam o sistema nervoso central e pode causar problemas no estômago e intestino nos cachorros.

Pimenta

proibidos para cachorros

Confira quais frutas e legumes são proibidos para cachorros

A pimenta não deve ser incluída em hipótese alguma na dieta do seu cão. Ela causa ardência e desconforto na boca na hora de ingerir. Por ela ser muito forte, pode causar gastrite no seu animal.

Fungos e cogumelos

Assim como ocorre em nós humanos, alguns fungos e cogumelos são tóxicos também para os cães. Quando formos passear com o animal pelo campo ou bosque é necessário que fiquemos atentos para que ele não os coma. Os cogumelos não identificados podem causar falência múltipla dos órgãos em questão de horas.

Se você viu que seu cão ingeriu algum cogumelo desconhecido, não hesite e leve-o imediatamente a um médico veterinário, de preferência com a espécie que foi comida ou das que estavam em volta do lugar.

Caules e folhas de verduras e legumes

O caule e as folhas de vegetais e legumes não faz bem para os cães e podem causar danos ao organismo. Sempre que oferecer algum vegetal ou legume, retire sempre o caule e as folhas.

Conclusão

As verduras e legumes, por incrível que pareça são muito apreciadas pelos cachorros. Hoje em dia sabemos que podemos dar esses tipos de alimentos aos cães, pois são excelentes fontes de nutrientes e colaboram na fisiologia dos animais.

São uma ótima escolha para complementar a alimentação dos cães, mas devemos ter cuidado na hora de saber qual podemos dar. Existem alguns legumes e verduras que não se aconselha oferecer, e outros que não se pode dar em hipótese nenhuma, pois podem ser tóxicos ou maléficos para o organismo dos cães, levando assim a um quadro clínico grave e até à morte do cachorro.

Sempre que um novo alimento for oferecido ao seu cachorro consulte um veterinário para que ele autorize o consumo a fim de prevenir danos maiores ao nossos animais.
Confira um curso completo sobre alimentação natural para seu cachorro: ALIMENTAÇÃO NATURAL PRECISA para CÃES SAUDÁVEIS

Você também pode aprender a adestrar seu cachorro: Aprenda os SEGREDOS Dos Melhores Adestradores e os Seus Cachorros: ADESTRAR CACHORRO – COMO EDUCAR SEU CÃO

Gostou da matéria?

Então acompanhe no nosso blog e veja outras matérias que também possam te interessar:  frutas que são permitidas para os cães e as verduras e legumes que os cachorros podem comer.

Siga-nos também no facebook: Coisas de Bicho

Envie seu comentário