A importância dos Zoológicos no Brasil

A importância dos Zoológicos no Brasil

Zoológicos são lugares incríveis levar a família e fazer um passeio super legal, o que poucas pessoas sabem é o enorme significado por trás de um zoológico. Quem pensa que o objetivo desse local é só colocar animais selvagens para exibição, está muito enganado, pois lá você pode pesquisar o comportamento dos animais, preservar a vida de espécies com risco de extinção e etc. Leia esse artigo, nós vamos mostrar a você algumas curiosidades sobre os zoológicos brasileiros.

O melhor momento para visitar um zoológico

Dias de sol são os preferidos para uma visita ao zoológico. Mas se o tempo estiver extremamente quente, esse não é o melhor momento para os animais saírem de suas tocas e casas. Eles ficam preguiçosos, se deitam, e talvez fiquem escondidos procurando uma sombra.

zoológicos no brasil

A importância dos Zoológicos no Brasil

Quando o sol está forte eles costumam descansar mais, então prefira dias nublados ou não tão quentes, pois assim os animais ficarão mais ativos. Até mesmo um dia levemente chuvoso se torna melhor do que um dia com sol a pico.

A realidade atual dos zoológicos

zoológicos no brasil

A importância dos Zoológicos no Brasil

Antigamente as crianças gostavam mais de ir aos zoológicos, e também eram mais incentivadas para realizar essa visita. No entanto, nos últimos anos, existem poucas atividades para se realizar nesses parques, e acaba sendo exaustivo passear no sol quente vendo animais. Parece tão mais confortável ver tudo pela internet e mais fácil!!

Mas essa é justamente a beleza dos jardins zoológicos de hoje. Muitos desses espaços turísticos não são o que costumavam ser – eles evoluíram muito. Alguns parques naturais permitem que seus visitantes caminhem pelos animais, até mesmo alimentá-los. Eles fizeram atividades de interação, que envolverão adultos e crianças em uma experiência que nunca esquecerão. Além do que, é tão interessante ver pessoalmente como os animais agem, comem, vivem, dormem.

O lado negro dos zoológicos

zoológicos no brasil

Existem muitas opiniões sobre os animais em cativeiro. Muitos pensam que manter animais em jaulas é crueldade e que não devemos usar esses animais para o nosso entretenimento. Isto é verdade, mas também é verdade que estamos salvando esses animais. Eles podem se reabilitar e, talvez se estivessem na natureza, eles morreriam. Os dois lados são reais. Com os zoológicos não existe preto e branco, é cinza.

Muitos ativistas acreditam que existam mais contras do que prós se tratando de jardins zoológicos. Doris Lin fala no ponto de vista dos ativistas sobre os direitos dos animais quando diz que um dos contras sobre os zoológicos é que não temos o direito de criar, capturar e confinar outros animais, mesmo que estejam em perigo. Estar em extinção não significa que eles tem menos direitos do que os outros animais. Isso é verdade, Deus não pretendia que os animais fossem colocados em gaiolas. Alguns animais criados em cativeiro nunca conheceram a natureza fora da sua jaula. Esses animais que são mantidos em cativeiro têm altos níveis de estresse e sofrem de tédio e confinamento.

Zoológicos para que servem?

O problema é que, os humanos são muito responsáveis pela quase extinção de muitos animais que são enviados para zoológicos por proteção, muitos deles estariam fora de perigo se não fosse a intervenção humana, como a poluição, caça e etc. Então, será que podemos considerar os zoológicos como uma forma de pagar a dívida que temos com os animais, uma forma de limpar a bagunça que nós mesmos criamos? Ou será que só servem para o nosso entretenimento?

zoológicos no brasil

A importância dos Zoológicos no Brasil

Mas acima de tudo, os jardins zoológicos servem para ensinar o público e principalmente as crianças sobre a natureza, vida selvagem e como funciona a fauna em geral. Além de cuidar de espécies ameaçadas e ajudar na sobrevivência deles, todos os animais são bem cuidados (na maioria dos Zoo’s), recebem comida e uma ambientação de qualidade. Muitos zoológicos também ajudam os animais a voltarem para a natureza com o tempo, treinando sua sobrevivência e reintrodução na floresta, águas e etc…

Conclusão

Alguns vão dizer que zoológicos podem ser cruéis, mas a verdade é que há muitos benefícios que são trazidos por tais instalações, sim, não há como negar que existem contras, mas, quando colocamos tudo na balança, os zoológicos parecem ser instalações necessárias para a vida animal.

Além disso, os animais podem ser estudados, pois grandes grupos de universidades podem cuidar desses bichinhos, criando melhores profissionais na área veterinária. E esse espaço também ajuda às crianças a criarem uma relação de amor e cuidado com a natureza.

Então, o que você acha sobre isso?

Siga-nos no Facebook: Coisas de Bicho e se quiser ficar sabendo de mais curiosidades continue visitando nosso Blog.

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE