A luz do vaga-lume serve para que?Curiosidades dos vaga-lumes

A luz do vaga-lume serve para que?Curiosidades dos vaga-lumes

Vaga-lume

O vaga-lume é um inseto coleóptero que, devido aos órgãos fosforescentes  presentes em seu abdômen,produzem luz. Chamamos essa emissão de luz de bioluminescência. Podem ser da família elateridae, fengodidae ou ainda lampyridae.

luz do vaga-lume

Luz do vagalume-para que serve sua luz e como ocorre

O que é bioluminescência?

luz do vaga-lume

Luz do vaga-lume-para que serve sua luz e como ocorre

A bioluminescência é uma emissão luminosa que ocorre devido às reações químicas onde há a oxidação da luciferina pelo oxigênio nuclear. Essa reação produz a oxiluciferina, que perde energia, fazendo que o inseto emita a luz.

O vaga-lume inala oxigênio, e este reage com algumas substâncias do organismo. Outros animais da natureza que também tem bioluminescência são: o peixe-lanterna, besouros, entre outros.

A bioluminescência do vaga-lume

luz do vaga-lume

Luz do vaga-lume-para que serve

Quase 95% da energia produzida nessa reação química, transforma-se em luz, enquanto apenas 5%, aproximadamente, transforma-se em calor. O inseto tem controle total sobre a luz que emite, uma vez que o tecido responsável por essa emissão está ligado à traqueia e ao cérebro.

Quando o vaga-lume quiser emitir a luz, o cérebro libera um neurotransmissor chamado octopamina, responsável por “ligar” os fotócitos do abdômen.

Para quê o vaga-lume emite luz?

luz do vaga-lume

Luz do vaga-lume-para que serve

Na fase de larva, a bioluminescência pode ser útil para se defender de predadores ou para atrair outros insetos para comer.

Na fase adulta, é usada para atrair o sexo oposto na época de acasalamento, como em uma dança luminosa.O macho emite sua luz avisando que está se aproximando, enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.

Tipos de besouros luminescentes no Brasil

São distribuídos em três famílias: os vaga-lumes (lampirídeos), os pirilampos (elaterídeos) e os bondinhos (fengodídeos)

Os primeiros têm as lanternas no abdome. Os segundos têm um par de lanternas verdes no tórax, e os últimos têm lanternas sobre a cabeça e onze pares de lanternas laterais ao longo do abdome.

Cores das luzes dos vaga-lumes

luz do vaga lume

Luz do vaga-lume-para que serve sua luz e como ocorre

As cores emitidas por vaga-lumes variam de vermelho a verde, passando por cores intermediárias, dependendo da espécie e da família. A proteína catalisadora da reação bioluminescente, luciferase, é responsável por determinar a cor da luz emitida por cada espécie.

E não são apenas vaga-lumes que emitem luz. Existem, larvas luminosas de uma mosca que habitam os tetos de cavernas na Nova Zelândia e na Austrália.Elas provocam um show de luzes e atraem muitos turistas do mundo inteiro.Também existem animais marinhos, bactérias, cogumelos, algas e até espécies de moluscos que emitem luzes.

Risco de extinção

luz do vaga-lume

A iluminação das cidades oferece um grande risco aos vaga-lumes. Quando entram em contato com a iluminação, sua bioluminescência é anulada, colocando em risco sua reprodução. Isso oferece, inclusive, risco de extinção.

Ninguém sabe ao certo se estão realmente desaparecendo, mas, parece que realmente estão mais difíceis de serem vistos. É preciso abrir mão das luzes no período da noite para que os vaga-lumes possam voltar a brilhar.

Siga-nos no Facebook: Coisas de Bicho

Continue nos acompanhando para saber mais curiosidades : Blog Coisas de Bicho

Envie seu comentário