Xixi no lugar certo-Como ensinar cachorro-Adestramento

Xixi no lugar certo-Como ensinar cachorro-Adestramento

1-Escolhendo o lugar

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Durante os primeiros meses de vida, é importante colocar o cachorro em um lugar amplo, mas cercado, de preferência. Ele não deve ficar livre pela casa sem sua supervisão. Ele pode ficar na cozinha, na área de serviço, em um quarto, em uma cerca fechada na sala. Mas se você tem quintal é bom evitar que ele saia até que ele tenha tomado todas as vacinas, pois eles podem pegar doenças, inclusive fatais.

Nesse espaço devemos colocar sua casinha ou cama, seus brinquedos e uma tigela com água fresca. A uma certa distância de um a dois metros, colocar o lugar destinado para que faça suas necessidades. Podemos colocar jornal ou tapetes higiênicos,daqueles encontrados em petshop.

2-O lugar do banheiro

xixi no lugar certo

Como ensinar meu cachorro fazer xixi e lugar certo-Adestramento

Esse lugar é bom manter com o cheiro da urina dele. Este lugar nunca deve estar sujo, se estiver ele não vai querer sujar suas patas e vai fazer em outro lugar. Se você usa jornal, a primeira folha do chão que foi usada por ele, você vai deixar e depois vá colocando outras folhas limpas encima dessa, de tal modo que o cheiro fique, mas não a umidade.

O resto da casa deve estar sempre bem limpo, mas se o cachorro fizer xixi ou cocô no lugar errado, limpe bem o local com detergentes sem amoníaco ou preferencialmente usar vinagre com limão, para não deixar rastros de cheiro.Você pode não sentir cheiro, mas lembre-se que o olfato do cachorro é muito mais poderoso que o seu.

Dica muito importante: Nunca limpe o xixi ou cocô feitos no local errado na frente do seu animal, pois ele pode associar que basta fazer xixi que você vem dar atenção.

3-Alimentação

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

A comida deve ser dada em horários estipulados. Pode coincidir com teus horários de alimentação, mas é bom determinar um horário para as refeições, assim você saberá calcular o tempo médio em que ele irá fazer suas necessidades. Se não puder coincidir com teu horário de alimentação não tem problema.

Imediatamente após ele comer, coloque-o no lugar estabelecido para fazer suas necessidades,não vai demorar muito a fazer, só tem que ter paciência. Se ele já tiver todas as vacinas, pode levá-lo a passear assim, ele associa que logo depois de comer ele vai passear e vai fazer suas necessidades fora de casa.

Seria importante que você tenha tempo para estar presente quando ele queira fazer suas necessidades. O cachorro filhote faz xixi a cada 3 horas em média, então podemos ficar atentos observando o horário que ele urinou pela última vez e levá-lo para seu “banheiro”.

4- A recompensa ou castigo

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Sempre que seu cachorro fizer suas necessidades no local certo, faça muita festa,elogie,dê carinho, afeto, assim o filhote associa o fato de fazer as necessidades no lugar certo a algo positivo. Prefira sempre a recompensa com carinho e afeto do que com petiscos.

Agora se você observar que o cachorro fez suas necessidades em um lugar errado, simplesmente diga um sonoro NÃO, com um tom de voz mais firme, e leve-o para o lugar certo.

Tente falar sempre as mesmas palavras, seja para felicitá-lo ou para dar bronca,por exemplo: muito bem! Assim! ou “Não”.

Nunca dê a bronca no lugar do “banheiro”, ali é só para elogiar-lo, só dê a bronca nos lugares que não deve ser feito.

Não esfregue o focinho do filhote no xixi ou cocô feitos no lugar errado, pois isso só vai fazer confusão na sua cabecinha.

5- Associe uma frase

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Defina uma frase como xixi! ou xixi aqui! Mas não como um comando e sim como uma associação, pois você não pode obrigá-lo fazer suas necessidades a hora que você deseja que ele faça. Esse comando vai ajudá-lo a entender que aquele momento e aquele local são para isso.

Porém, não adianta dar bronca nele depois de algum tempo que ele tenha feito no lugar errado, pois ele jamais entenderá que aquela bronca está sendo dada por causa daquele xixi que foi feito há um tempo atrás.

6-Estabeleça uma rotina

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Os cachorros filhotes tendem a fazer suas necessidades depois de 15 minutos de terem comido, bebido, feito exercícios ou tirado uma soneca. Então é bom ficar atentos a quando eles fizerem algumas destas  atividades,  devemos levá-los para seu “banheiro“. E lembre-se que os filhotes tendem a fazer suas necessidades a cada uma ou duas horas.

7- O que fazer quando o cachorro faz no lugar errado

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Se você pegou seu cachorro fazendo as necessidades no lugar errado, diga “Não”de forma firme e leve-o para o lugar onde ele deve fazer seu xixi. Se você gritar, vai assustá-lo e ele pode ficar relutante em fazer suas necessidades.

Se você não viu na hora exata que ele fez xixi no lugar errado, não diga nada, somente limpe, eles não vão entender a bronca, pois os cães vivem o momento e não vão compreender o que você quis dizer.

Se o seu filhote tiver um acidente, limpe com produtos enzimáticos que vão remover totalmente o cheiro do xixi.

8-Ampliando gradualmente o espaço

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

A medida que o seu cachorro deixa de ter “acidentes” em casa, você pode ir ampliando gradualmente o seu espaço dando acessos a outro cômodo da casa. Depois de uma semana de êxito e sem acidentes, continue abrindo mais portas para ele e assim sucessivamente.

Sempre mantenha o horário  de ir ao banheiro, premiando-o quando fizer no lugar certo, durante todo o processo de adestramento.

Após ter tomado todas as vacinas e estar liberado por seu médico veterinário para ir à rua, (com cerca de 5 meses), seu filhote vai naturalmente preferir fazer xixi e coco lá.

9-Aprenda os sinais

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Aprenda os sinais que mostram que o seu filhote está querendo fazer suas necessidades:  a maior parte dos cães cheira o chão antes de fazer xixi, e giram antes de fazer cocô.

Se você vir o seu animal fazendo isto, pegue-o na mesma hora, leve-o para o lugar certo de fazer suas necessidades e deixe-o lá, mesmo que a princípio ele possa ter perdido a vontade. Em pouco tempo ele vai querer fazer alguma coisa, portanto, fique sempre vigiando.

10-Paciência e rotina

xixi no lugar certo

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo-Adestramento

Tenha paciência com seu cachorro, dê amor, carinho e atenção. Converta os comportamentos em rotinas, assim você terá um cachorro educado e comportado. A criação dele é muito importante e é por isso que você tem que começar a ensiná-lo desde filhote, assim será mais fácil conseguir dele o que queremos.

Todo cão pode aprender, é só não desistir, ser persistente e paciente! Lembre-se que é através de repetições que o seu cão vai aprender.

Finalmente! Você poderá adestrar o seu cachorro e ter um animal muito educado, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução.  Clique no link abaixo e  aprenda como adestrar os seus animais. Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto.

Com este e-book você aprenderá os SEGREDOS dos melhores adestradores e os seus cachorros irão lhe obedecer ! Veja o E-BOOK : ADESTRAR CACHORRO-COMO EDUCAR SEU CÃO

O Guia Como cuidar Melhor do seu Pet, é o ÚNICO guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o jeito correto de cuidar do seu animal de estimação!

Veja aqui:  O GUIA DE COMO CUIDAR MELHOR DO SEU PET

Esperamos que tenha gostado da matéria,continue nos acompanhando: Blog Coisas de Bicho

Siga a nossa página no Facebook: Coisas de Bicho

Envie seu comentário